Coletivo Indra

View Original

A humanidade e as EPIDEMIAS

"A morte negra", uma pintura em aquarela de Monro S. Orr. Crédito: Creative Commons

O mundo já passou por várias epidemias, onde muitas pessoas perderam suas vidas. Um ciclo que acontece na humanidade, de tempos e tempos . Não sabemos ao certo porque isto acontece. Muitas teorias se formam. Seleção natural? Doenças produzidas em laboratório? Descaso com a natureza? Uso excessivo de defensivos agrícolas que diminuem o poder dos alimentos e destroem o solo? Que vetores causam estas doenças? É possível impedir estas doenças através de seus vetores?

Agora já sabemos que o Corona Virus é uma pandemia, não mais epidemia. E ficamos incrédulos que há pessoas que ignoram os fatos até que alguém muito próximo morra. Não precisamos entrar em histeria coletiva, mas precisamos nos cuidar e seguir as orientações das instituições que são responsáveis e tomam maiores decisões em prol de um país. Devemos aprender com a experiência dos outros países onde a situação foi muito pior, porque não sabiam a capacidade de destruição deste vírus.

Segundo informações ele é menos letal do que o H1N1, mas sua propagação mais fácil e rápido. 

ESTA INFORMAÇÃO NOS TORNA RESPONSÁVEIS PELA DINÂMICA DE UMA EPIDEMIA. TEMOS QUE ESTAR PREPARADOS PARA COLABORAR COM TODOS E FAZER A NOSSA PARTE DENTRO DESTE SISTEMA.

Os patrões não querem ficar sem seus funcionários e os funcionários não querem faltar ao trabalho por medo de não serem remunerados. Há serviços básicos que não podem ficar sem funcionar. 

Se você foi liberado do trabalho, e as crianças da escola, não ache que pode ir ao bar da esquina ou ao shopping porque está de folga. Não estamos de folga nem férias, estamos em isolamento social como prevenção da propagação da doença. É preciso ter consciência de que estamos conectados numa rede maior, ter responsabilidade pelo coletivo como cidadão.

RESTRIÇÃO SOCIAL NESTE MOMENTO É IMPORTANTE!

Bom que as crianças serão menos afetadas por este vírus! A maioria das crianças são assintomáticos e trazem o vírus na garganta mas infectam menos por não terem os sintomas de eliminação. O portador assintomático á capaz de contaminar, mas menos que o sintomático, que elimina o vírus através da tosse e espirros.  Mas mesmo assim, devemos isolar nossas crianças da contaminação, e mante-las saudáveis. Pois elas sofrem no inverno com outros vírus muito frequente no convívio nas escolas: adenovírus e rinovírus que aumentam depois do verão.

São tempos difíceis para todos. O medo coletivo nos coloca frente as nossas limitações como seres humanos. O medo provoca descontroles e ressalta o egoísmo, visto naqueles que correm aos mercados e farmácias esvaziando prateleiras sem se preocupar com o vizinho. Até onde somos Deuses? Temos controle sobre tudo ao nosso redor? Só eu e minha família precisamos nos protejer?

Precisamos ter cuidado, consciência e também calma e paciência. Se mantenham ligados nas informações dos serviços de saúde e especialistas, procure sempre a informação correta para podermos passar por esta pandemia com mais segurança, menos pânicos e menos mortes.  

A humanidade tem tentado o controle sobre a natureza, mas na busca desenfreada pelo crescimento econômico a destruiu. Precisa haver uma consciência ecológica no planeta para que este equilíbrio possa acontecer. Sabemos que há muitas pessoas trabalhando com ecologia social, mas ainda é uma minoria. O simples lixo que reciclamos, que em alguns locais nem existe coleta seletiva de lixo, ajuda o planeta. 

Porque tantos agrotóxicos? Não comemos mais comida saudável.

Tudo está contaminado. Até leite materno é contaminado!!!!!

Talvez esta pandemia esteja nos tentando dar outro recado…..

Hayde Haviaras

Instagram @hayde.haviaras

Siga no instagram @coletivo_indra