Coletivo Indra

View Original

A Inconsciente Consciência Negra

imagem da internet

Me peguei no início do mês de novembro ás voltas com muitas agendas e convites: palestrar, falar, contribuir, agregar, dar testemunho, enriquecer, dividir experiências...

A cor da nossa pele salta aos olhos no décimo primeiro mês do ano, todo ano.

Mas aí eu pergunto e outros meses? E os outros 334 dias? São só os 30 dias de novembro, e seus eventos temáticos, que seremos lembrados como belos, guerreiros, nossas lutas?

A VISIBILIDADE DE TODOS NÓS NEGROS É DE UMA DUALIDADE INFINDA.

Por um lado, os OUTROS 334 dias do ano estamos em todos os meios de comunicação, mas como a população em maior número nas prisões, os alvos achados das balas perdidas, violentados, rotulados com perfil de marginalidade, ou o corpo masculino viril e sexualizado e o corpo feminino erotizado, nas capas de revistas e redes sociais.

Em contrapartida, no dia 20 de novembro somos lembrados, chamados para falar, exaltados, celebrados por nossas conquistas e lutas. Onde está o erro?

Respondo: lá nos primórdios do descobrimento.

Fomos arrancados de nossa pátria a ferro fogo e sangue (li algo sobre a mudança de rota dos tubarões, quando perceberam que carne humana e negra era jogada no mar pelos navios negreiros). A história da escravização (sim, este é o termo correto), e do Brasil num todo é sempre contada por brancos.

Nós negros não tivemos uma oportunidade real de explanarmos nossa história, costumes, raízes. Quando se faz um simples exercício de fechar os olhos e pensar na palavra escravo, imediatamente vem a nossa cabeça a figura de uma pessoa negra.

TIRARAM MAIS QUE NOSSAS VIDAS E DIGNIDADE, TIRARAM NOSSO ORGULHO E NOSSA IDENTIDADE! E CONSEQUENTEMENTE NOSSAS OPORTUNIDADES!

Pois, até hoje há pessoas que se envergonham de sua cor, que não tem orgulho, não se identificam como negros, nem no dia 20 de novembro.

É PRECISO CELEBRAR A NEGRITUDE DIA A DIA, É PRECISO LEMBRAR DA VERDADE DIA A DIA, É PRECISO EXIMIR NOSSOS CORPOS DA CULPA DIA A DIA.

E aí talvez, se faça legítima a comemoração do dia vinte. Ter um dia da consciência negra é  legítimo e realmente necessário sim. Luto pra isso. Mas precisamos ter 364 de reconhecimento de privilégio branco pra equiparar. E aí, me desculpem, não é só o nosso dia vinte que fará isso.

Se atentem, nós não somos "minorias", mesmo que nos tratam assim, nós negros somos mais de 50% da população. E pelo fato de a história ser contada de um lado só, conseguiram nos colocar como minoria. Mas somos a maioria e muito maiores!

Fiquem felizes que estamos querendo somente igualdade, equanimidade e respeito. Porque se resistimos a todos esses séculos sendo quem somos, embora tentando nos pagar 364 dias, o dia em quisermos mais que igualdade e quisermos uma luta real a coisa vai ficar "realmente preta", o que pra mim é sempre no bom sentido!

AXÉ!

Valéria Barcellos

Instagram @valeriabarcellosoficial

Siga no instagram @coletivo_indra