Amor Pluriversal
Há muito venho me debruçando sobre o Amor. Me interesso por essa energia humanizadora que concretiza a experiência radical de viver. Busco por caminhos de humanidade plena, que considere o nosso Ser fora do enquadramento limitante ocidental.
“Pensar o Amor é Vital para tecer minhas perspectivas reflexivas “
Bebo em muitas fontes, afinal o Amor é matéria cara à filosofia. Substância de conexão com a nossa própria humanidade é compreendido de diferentes formas. A perspectiva ocidental concebe o Amor a partir do crivo da racionalidade, assim, o controle e a dominação característicos deste ethos são operacionalizados pelas construções semióticas do que seria a experiência de Amar.
A indústria cultural é uma importante agente neste cenário, pois é através dela que moldamos o simbólico do Amor Romântico Ocidental.
As princesas encantadas e seus príncipes inúteis nos são apresentados na mais tenra idade e crescemos ansiosos por experimentar uma performance de Amor que não nos contempla. Eu acredito na pluriversalidade do Amor. Não é possível que a energia vital de Amar esteja ligada somente a uma heteronormatividade judaico-cristã ou a um mortal rompante passional ou ainda a uma submissão profunda. Então, para mim, o Amor Romântico Ocidental é uma perspectiva dentro de um pluriverso de outras para se compreender o Amor e nenhuma delas é excludente, todas participam das encruzilhadas do existir e cabe a nós, sujeitos de nós mesmos, decidirmos qual caminho faz sentido para a nossa humanidade.
Quando bell hooks fala que o “Amor cura”, entendo que é porque essa energia vital recupera laços de nós com a gente. Amor interior no sentido mais uterino-ancestral que podemos compreender.
É a recuperação da linhagem, as pazes com nosso passado, movimento de autoconhecimento, porque estar consigo em plenitude é o primeiro passo para a luta, é o caminho de Sankofa.
O Amor é o fôlego necessário para o movimento frente a qualquer opressão humana. Por isso Ame-se e escolha com Amor aqueles que irão subir a montanha da sua Vida.
Aproveito para convidar os leitores para expandir essa discussão comigo na Masterclass “Amor: um ato político-poético” que vai acontecer no sábado 06/03 às 14h na plataforma Zoom. As inscrições estão abertas neste link.
https://eventos.diaspora.black/products/496/amor-um-ato-politico-poetico-masterclass
Vejo vocês lá.
Aza Njeri
Instagram @azanjeri
Siga no instagram @coletivo_indra