Coletivo Indra

View Original

Apego e Autonomia

Imagem - Ricardo Ferrari

O QUE FAZ UMA CRIANÇA SE SENTIR SEGURA EM SEU DIA-A-DIA?

Brincar ou participar do dia-a-dia com os pais?

O QUE FAZ UMA CRIANÇA TER AUTONOMIA PARA A VIDA?

Provavelmente você se faz estas perguntas todos os dias. Se não se pergunta, é bom começar a se perguntar, pois a segurança e a autonomia dos nossos filhos dependem de nós.

Existem algumas brincadeiras que ensinam eles a seguirem seus caminhos e seus pensamentos do jeitinho de cada um. Vou cita-las no final do texto.

A idéia de educação hoje em dia, se baseia muito na vida virtual, como joguinhos ‘educativos’, porém não unem pais e filhos, pois não tem contato e por isso não transmitem segurança nem apego para as crianças. Sim, elas vão aprender a manusear todo o celular, tablet, porém se sentirão sozinhas. Criança precisa de apego para se sentir segura, e o apego se trata de CONTATO.  

Segundo o Dicionário, a palavra Contato significa:

‘situação em que dois ou mais objetos, seres, corpos, se tocam; toque.’.

Ou seja, quando digo que a criança precisa de contato, não necessariamente é sentar desenhar com ela e ao mesmo tempo enviar mensagens no celular para outra pessoa. Toque, olho no olho, risos, respostas, ouvir, tudo isso é contato. Se você não é observado em seu trabalho, você desanima, se sente inseguro, o mesmo acontece com as crianças em casa, na escola. Se elas não são ouvidas, o que você acha que elas irão sentir?

Penso que essa comparação com nosso trabalho fora ou dentro de casa, se assemelha muito ao relacionamento com nossos filhos, pois para que a gente aprenda uma determinada função, ou ferramenta de trabalho, precisamos de ajuda de alguém que já tenha este conhecimento, e assim, nós treinamos, erramos, pedimos ajuda, acertamos, erramos de novo e aprendemos.

NOSSAS CRIANÇAS TAMBÉM PRECISAM APRENDER A BRINCAR SOZINHOS, PRECISAM APRENDER A NÃO FAZER NADA, PRECISAM APRENDER A ESPERAR, A BUSCAR A PACIÊNCIA, PRECISAM APRENDER A SORRIR E CHORAR TAMBÉM.

Quando se inicia uma brincadeira com seus filhos e lhes oferece a oportunidade deles continuarem a brincadeira sozinhos, a autonomia estará sendo oferecida também, porém devemos estar 100% com eles enquanto estamos brincando, pois o seu tutor também faz isso por você no trabalho e assim você aprende e se sente seguro para trabalhar com autonomia.

A dedicação que você dá ao seu filho hoje, traz a autonomia dele amanhã.

Idéias de Brincadeiras para fazer em casa com os filhos, com baixo custo.

AMARELINHA:

Material: Fita Crepe Branca (R$6,00); Lápis de Cor ou Giz de Cera.

Cole a fita crepe no chão imitando uma amarelinha, e depois ofereça os lápis de cores para as crianças pintarem a fita.  A dica é pintar junto com eles um pouco, mostrar como fazer, e se você observar que as crianças estão concentradas pintando, você pode dizer que vai ali no sofá ler um livro enquanto eles pintam a amarelinha. Isso mostra que podemos sim fazer uma brincadeira dentro de casa, podemos montar a brincadeira, porém temos nosso lazer e nossas coisas para fazer. Falando sempre com muito respeito, claro.

 JOGO DE MÍMICA:

Corte uma folha A4 em 4 pedaços e faça, junto com as crianças, desenhos que possam ser representados em mímicas pelas crianças. Por exemplo: coração, leão, dinossauro, passarinho, cachorro, cobra, etc.

Então peça para um deles pegar um dos papeis, e fazer a mimica para ver quem acerta, quem acertar vai fazer a próxima mimica. Acredite, é uma brincadeira simples, mas eles vão se sentir importantes por que o desenho deles faz parte de um jogo criado por vocês e por eles. Isso é apego, conexão, trará segurança para eles brincarem sozinhos também.

1:

Uno é um jogo de cartas muito legal e criativo, pois usa cores, números e símbolos. Você pode ensinar seus filhos a jogar UNO, brincando alguns dias com eles, quando você sentiu que eles aprenderam a jogar, sugira que as bonecas joguem com eles enquanto você faz o seu Home Office ou seus outros afazeres. Aqui em casa até rola uma boneca ou outra que joga errado e as crianças corrigem elas rsss.

 

DESENHO LIVRE:

Peça para seu filho, no final do dia, fazer um desenho sobre o dia de hoje, com lápis de cor, giz de cera ou ate outro material (cola, tecido, botão) que você tiver em casa. Segundo minha mãe, Educadora de Arte, me ensinou que uma criança a partir de um ano precisa desenhar todos os dias, como se fosse uma refeição, pois o cérebro precisa deste ‘alimento’.

Boas brincadeiras,

Adriana Baron de Simas

Instagram @dricabaron

Instagram @hayde.haviaras

Siga no instagram @coletivo_indra