Coletivo Indra

View Original

E ai jovem?

E ai, jovem?

Jovem jovem, jovem adulto e jovem "velho"!

Como é ser jovem nos dias de hoje?

É viver em uma sociedade que não entende e nem respeita se você é hétero, homoafetivo, trans ou bissexual.

Uma sociedade que se você disser que tem depressão ou ansiedade é frescura.

Se é mãe aos 15 anos (uma coisa que eu não quero ser tão cedo) e ser criticada e julgada, muito mais que os homens, como irresponsáveis quando engravidamos por descuido. Poxa galera, nós já transamos e não é com o vento, né! Rs

Eu poderia da mais exemplos, porém, o texto iria ficar muito longo!

O que eu quero dizer é que o mundo mudou, vocês mudaram, nós nascemos, crescemos e queremos igualdades de conversa. De uma certa forma, que nos compreendam nos deslize e nos orientem. Não adianta rebeldia em aceitar que criamos asas e queremos voar (Aff, desculpa o clichê).

Mas o que podemos fazer se estamos com os hormônios a flor da pele em um mundo nada desejado e construído por nós até aqui!? Você lembra quando seus hormônios estavam assim aos 15 anos, o que você queria?

Além de ser jovem, eu sou uma jovem negra! Mulher negra, saca? Que no Brasil ai é outro papo!

Bom, o racismo existe faz décadas e muitas pessoas dizem que racismo hoje em dia é "raro". Inclusive o atual presidente! E essas pessoas que falam, geralmente são brancas!

Não tenho o que reclamar da minha cor, amo ser PRETA! Já sofri com algumas piadinhas internas na escola e no trabalho, mas nada que me deixasse depressiva ou algo do tipo.

Infelizmente isso está no cotidiano de muitas pessoas e muitas delas optam em suicídio, achando que é a melhor solução. Esse é outro papo que virou comum entre nós jovens. Tá, pra mim a pessoa que comete o ato não vai pro céu e nem pro inferno, ela só quis se resolver.

Okay, eu não entendo muita coisa sobre religião. E é ai que está, há coisas que ninguém entende! Como por exemplo o caso do 80 tiros por engano, tipo uma coisa fora de cogitação: "ataaaa, vamos matar aquela família preta naquele carro bro?" e depois ninguém explica nada e nem assume nada! Belo exemplo “adultos".

Eu até daria outros exemplos, que realmente não fazem sentido nesta sociedade, que racismo ainda existe e a gente luta diariamente contra ele, pela pele. Cara, se a pessoa tá no canto dela, seja ela: preta, branca, lésbica, magra ou gay……mano, fique no seu canto! Mas infelizmente as coisas não são tão fáceis assim.

É isso!

Anna Victória

Instagram @anna-belier

Siga no instagram @coletivo_indra

ANNA VITÓRIA, TENHO 16 ANOS E MORO NO RIO DE JANEIRO COM A MINHA MÃE

SOU ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL DO OLAVO BILAC.