Coletivo Indra

View Original

É tarde! é tarde! tô com pressa! tô com pressa!

A frase eternizada pelo Coelho Branco, da novela Alice no País das Maravilhas escrita pelo inglês Lewis Carroll em 1865, nunca foi tão atual. Estamos no final de mais um calendário gregoriano, tempo de refletir sobre o saldo das realizações planejadas e as projeções do próximo ciclo, e continuo com a velha sensação que faltou tempo. alguém mais com o mesmo sentimento? em meu caso, nem cheguei próximo de executar as projeções de 2018 e já descongelaram o Roberto Carlos e a Simone para as festividades do final de ano.

E no exercício de pensar o que compartilhar nesta coluna me dei conta do impacto da "falta de tempo" em minha alimentação. Se, alimentar é perceber e respeitar o ciclo da vida e cozinhar (servir) é um exercício de amor, posso assegurar que nestes dois quesitos, uma vez mais, estou abaixo da expectativa em 2018!

Como reverter tal situação em 2019?

Nos idos dos anos 2000 tenho contato com a teoria do Ócio Criativo do sociólogo italiano Domenico Di Masi. numa tentativa de resumo, sobre a teoria, as necessidades do Capitalismo avançariam num ponto que a tecnologia resolveria boa parte dos nossos afazeres diários, portanto nos sobraria tempo. e o que fazer com o tempo? podemos até chegar a este ponto, mas alguém está experienciando tal era? 

Bom, o que me resta então é "procurar" nos ensinamentos compartilhados pelos antigos as respostas ao meu anseio, como:

Escolha a batalha, meu filho. não há como participar de todas as batalhas

 

Priorização dos assuntos, talvez reflita na "ausência" de tempo

 Não esqueça de agradecer antes e após toda a refeição

 Antes | itadakimasu: agradecimentos a todos os seres vivos que derem a sua vida para refeição que estou prestes a consumir, bem como os elos de interdependência que promoveram a alimentação em si

 Após | gochisousama: agradecer ao banquete consumido

 Evitar o desperdício | mottainai: "alguém" deu a vida para que você pudesse se alimentar, portanto é uma vergonha e desrespeito desperdiçar

 Compartilhe as vivências com a próxima com a geração

 Evite 1 (uma) vez por semana as facilidades do dia a dia, faça o processo completo de alimentar-se com os seus

 Talvez assim possamos juntar as duas teorias, pressa e ócio criativo, e experienciar dias melhores!

 Até Já!

 

Everton Asao

 Instagram @lacalletienehambre_

Dica do @coletivo_indra