F x M (?)
Há alguns meses eu estava aqui escrevendo sobre a dor das pessoas trans em ambientes como os banheiros públicos.
Seja do ponto de vista pessoal, seja do ponto de vista daquilo que temos recebido da justiça, o fato é que a gente vai usar o banheiro de acordo com a nossa identidade de gênero e ponto.
Acontece que só isso não atende todas as pessoas, uma vez que essa divisão entre F e M ainda pode causar muito constrangimento e muito desconforto.
Não são apenas as pessoas trans e travestis, não são apenas as pessoas não binárias – mulheres cis que são lidas como mais masculinizadas não são tão bem recebidas nos banheiros femininos... e o mesmo acontece com os meninos cis nos banheiros masculinos, quando eles também não se encaixam no padrão macho.
Daí que vem a importância social do banheiro unissex.
Ele existe para incluir todo mundo e permitir que aquela necessidade básica não se transforme em vergonha e em dor.
Não sei na casa de vocês, mas aqui todo mundo usa o mesmo banheiro.
E qual o problema disso quando esse banheiro recebe pessoas que não se conhecem?
O problema está na LGBTfobia = as pessoas fantasiam que pessoas LGBT+ são agressoras sexuais em potencial e que uma mulher trans dentro de um banheiro feminino colocaria uma mulher cis (“mulher de verdade”) em perigo / ou então que homens agressores se vestiriam de mulher para entrar nesse espaço.
Mas gente... a maioria dos crimes sexuais não acontece dentro de casa onde todo mundo usa aquele mesmo banheiro?
Mais do que isso, esse banheiro que viralizou com a polêmica toda é individual – ou seja, as pessoas entram sozinhas. E mesmo assim aquela desculpa esfarrapada volta à tona.
A gente tá falando de um lugar onde as pessoas vão para fazer xixi (aquilo que todo mundo faz), o que não tem nada a ver com a sexualidade ou gênero da pessoa.
Mas pera aí... a maioria dos banheiros públicos inclusivos para pessoas com deficiência não é unissex?
Essa discussão não chega nesse grupo por falta de preocupação com sua segurança ou pela negação da sexualidade desse grupo?
Seja lá o que for... é preconceito para todo lado.
Fernanda Darcie
Instagram @fernanda_darcie
Siga no instagram @coletivo_indra