Coletivo Indra

View Original

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos - Tókio 2020

O ano de 2020 nos reserva um período de diversas emoções esportivas, com a disputa de dois grandes eventos esportivos mundiais. Primeiro com a disputa dos32o Jogos Olímpicos, que serão disputados durante o período de 24 de julho a 09 de agosto, em Tókio no Japão. Em segundo, de 25 de agosto a 06 de setembro, teremos a realização dos 16o Jogos Paraolímpicos, na mesma cidade. Estima-se a participação de aproximadamente 11 mil atletas de 204 países que vão disputar medalhas em 33 modalidades nos jogos olímpicos e aproximadamente 4,4 mil atletas de 176 países que vão disputar medalhas nas 22 modalidades esportivas disputa. 

É um ano de muita preparação por parte dos atletas que vão nos representar e dar o seu máximo para a conquista de uma medalha, consagrando um trabalho de longo prazo, de disciplina, superação e suor, que em muitos casos, trilhado sem a devida estrutura e investimentos. É na garra e na raça mesmo. 

Infelizmente vivemos em um país que não investe no desenvolvimento do esporte, com poucas políticas públicas, poucos incentivos e falta de estrutura para o aprimoramento do esporte de alto rendimento, fazendo com que cada vitória de um atleta brasileiro, seja uma linda história de vida e de superação. São verdadeiros guerreiros que vão lá nos representar. 

Durante esse período teremos uma avalanche de modalidades, jogos, provas, vitórias, derrotas, enfim, tudo de bom e de melhor que o esporte pode proporcionar. Estaremos ligados e torcendo para que nossos atletas nos representem da melhor maneira possível, com garra e determinação, para que no final, nossa bandeira seja hasteada no lugar mais alto do pódio ao som do nosso hino nacional. 

São momentos marcantes e históricos, que aguçam nossas memórias, nos fazendo lembrar de edições passadas. Ouso desafiar alguém que não lembre nenhum momento marcante de alguma edição dos jogos olímpicos em suas memórias. Ah como é bom relembrar nossas grandes vitórias. 

É uma pena que nosso povo sofrido e guerreiro não tenha tanto acesso ao esporte devido a falta de investimento. Poucos que persistem na carreira e não desistem conseguem disputar torneios internacionais de alto rendimento. Creio que seríamos mais felizes, com mais crianças praticando o esporte e teríamos mais orgulho dos nossos atletas disputando a liderança do quadro de medalhas. Infelizmente essa não é nossa realidade. Temos que fazer um esforço sobrenatural para conseguirmos algumas de medalhas de ouro. Nosso recorde são 7 medalhas de ouro e o total de 19 (ouro, prata e bronze) nos jogos olímpicos e 21 medalhas de ouro e o total de 43 (ouro prata e bronze) nos jogos paraolímpicos. Uma pena, podemos mais. 

Como o resultado não vem fácil e carece de muito treinamento e trabalho, vamos torcer para que nosso país tenha um melhor desempenho nesses jogos olímpicos e paraolímpicos, para que possamos ter dias mais agradáveis e de alegria, que nossa bandeira seja o símbolo de um país com um povo alegre, simpático, guerreiro e vencedor. Que venham belas conquistas, belas histórias e muitas medalhas. Sorte aos atletas da delegação brasileira. Tókio, Japão, 2020. 

Marcelo Haviaras

Instagram @marcelohaviaras

Siga no instagram @coletivo_indra