Coletivo Indra

View Original

Lá vai (MAIS) um corpo estendido no chão

“No Brasil, sete em cada dez pessoas assassinadas são negras. Na faixa etária de 15 a 29 anos, são cinco vidas perdidas para a violência a cada duas horas. De 2005 a 2015, enquanto a taxa de homicídios por 100 mil habitantes teve queda de 12% para os não-negros, entre os negros houve aumento de 18,2%.”

“Segundo pesquisa realizada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e pelo Senado Federal, 56% da população brasileira concorda com a afirmação de que “a morte violenta de um jovem negro choca menos a sociedade do que a morte de um jovem branco”.

Fonte: https://nacoesunidas.org/campanha/vidas-negras/

Ainda vivemos em processo de extermínio do nosso povo.

O homem negro, jovem, anda com um alvo nas costas. As mães dizem aos seus filhos quando saem de casa coisas do tipo “ não esqueça o casaco!”.

A mãe negra diz: “não esqueça o casaco, se for abordado pela polícia abaixe a cabeça e diga sim senhor, e se tiver uma confusão não corra pra não virar alvo".

Só quem tem um filho preto sabe o que isso significa. Eu presenciei isso com meu filho outro dia e foi uma das coisas mais doidas de se constatar.

Ele me perguntou se podia correr de onde estávamos até o fim do quarteirão. Como daquela distância eu não o perderia de vista, permiti. Alguns metros depois ele parou subitamente, abaixou a cabeça, deu meia volta e começou a caminhar com calma mas objetivo em minha direção. Só então percebi que dois policiais atravessavam a rua correndo numa direção oposta à nossa. Quando perguntei pra ele porque tinha voltado, ele me respondeu:

“um menino negro passou por mim correndo e eu vi os dois policiais indo atrás dele então parei de correr pra eles não me confundirem com o menino ... andei com calma e devagar mamãe”.

Meu filho só tem 10 anos e já sabe que, se correr, o “bicho" pega.

111 tiros pra matar 5 jovens, 80 tiros pra matar um pai de família. Até hoje nenhuma resposta para os 5. Até agora nenhuma resposta para o filho que viu o pai morrer. Até agora ainda não sei o que te dizer, Arthur.

Só consigo pensar nas 6 mães que ainda pensam que seus filhos esqueceram que se correr, o “bicho” pega.

Tati Tiburcio

Instagram @tati_tiburcio

Siga no instagram @coletivo-indra