Coletivo Indra

View Original

Mudando a estrela do prato

Foto Diego Santos

Quem não conhece o famoso prato composto de arroz, feijão, carne e batata frita !!!

Quase sempre a estrela do prato é a proteína (carne frango, porco e peixe) os outros acompanhamentos entram para compor o prato ofuscados pela estrela: a proteína! Quando comecei a cozinhar foi numa cozinha vegetariana, ali foi o início de descobertas de novas cores, texturas e sabores, mas um fato é que cozinhar sem carne abre novos horizontes.

Gosto muito da idéia de um dia na semana sem a carne ou até mesmo da redução do consumo da mesma, embora não seja vegetariano, o que acontece é que o consumo de carne entra como dominante. Costumo a brincar em casa quando vamos comer menos carne o cardápio, é bem básico: arroz com cenoura, salada de tomate alface e pepino com azeitonas e presunto, um feijãozinho fresquinho com jabá, toucinho e linguiça, tudo isso acompanhado por uma carne de panela com batata. A ideia é muito boa mais apenas o arroz não tinha proteína animal o resto todo tinha “carne”.

Procurando entender o porquê de tanta carne, me lembro primeiramente dos bárbaros imaginados como figuras grandes e fortes guerreiras que caçavam para mostrar poder e assavam seus troféus. Por um lado a o consumo de carne está associada ao poder, por outro ela também pode demonstrar uma ascensão social onde, em muitas mesas o consumo e fartura de proteína demonstra estabilidade e status.

MAS SERÁ MESMO QUE PRECISAMOS DE TANTA CARNE?

Pensando no meio ambiente o impacto causado por uma produção animal é muito maior que o causado por uma vegetal, e sem contar que grande parte da comida plantada vira alimento para os animais. Quando não comemos carne por um dia podemos descobrir mais ingredientes, sabores e cores como: grão de bico, berinjela, cenoura laranja, amarela e roxa, beterraba amarela, shitake, shimeji, couve-flor e brócolis. Sem contar nos temperos que podemos brincar deixando o sal e pimenta e lado e descobrindo novas especiarias, deixando todos os ingredientes que antes passavam despercebidos nos pratos brilharem com estrelas e o melhor, aprimorando e variando a qualidade da nossa alimentação.

Diego Santos

Instagram @diegosantosbrasil

Siga no instagram @coletivo_indra