Coletivo Indra

View Original

O valioso caminho das conquistas

Vários são os momentos marcantes da vida de um atleta, sendo que a vitória, é sem sombra de dúvidas um dos mais importantes. Não uma simples vitória em um jogo ou em uma prova de determinada modalidade, e sim a conquista por completo, o título a nível local, regional, nacional ou internacional. 

 Entretanto, para chegar ao lugar mais alto do pódio, muitos não sabem, ou simplesmente esquecem, do caminho trilhado até chegar a esse momento. Uma coisa é certa, nenhum atleta que chegou ao topo da sua modalidade, o fez sem trabalho, sacrifício, superação, determinação, empenho, dedicação, foco, resiliência, dentre tantos outros fatores.

Quanto mais difícil o percurso, mais valor se dá a conquista e maior a realização para aquele que nos momentos de dificuldade chegou a pensar em desistir, mas com persistência, seguiu adiante e conseguiu, foi lá e fez história. 

 A carreira de um atleta inicia cedo, já na adolescência, em alguns casos na própria infância. Para se ter uma ideia da precocidade, um jovem de pouco mais de trinta anos é considerando um veterano no esporte, próximo dos quarenta, é praticamente um aposentado. 

O caminho não é fácil, muitos atletas são obrigados, buscando realizar seus sonhos, morar longe de casa em uma fase importante de suas vidas. Deixam de curtir sua adolescência e juventude próximo de seus familiares e amigos em busca de um objetivo, a sua carreira. Muitos desistem, não resistem a saudade e acabam abandonando seus sonhos retornando para suas origens.  

 Além da saudade e solidão que a distância de casa impõe, existem outros obstáculos comum nas carreiras dos vitoriosos, o cuidado com seu bem maior, seu corpo, e aprender a conviver com as frequentes dores,  em muitas vezes com as lesões, os tratamentos e todo o zelo necessário com sua saúde física e mental. Aqui só vence quem tem dedicação e disciplina.  

 Nesse caminho tortuoso, cabe destacar as oportunidades, ou a falta dela, que muitas vezes por escolhas certas ou erradas acabam ajudando ou dificultando a trajetória de sucesso de um campeão. A escolha de um agente, de uma equipe, de mudança de cidade, de um técnico, enfim uma série de escolhas que um campeão faz em sua vida, pode também influenciar e muito o seu trajeto para o sucesso. 

Cabe destacar ainda, o fator emocional, quando o resultado desportivo demora a ser efetivo e as vitórias e conquistas ficam longe durante um bom tempo, desabrochando uma vontade imensa de desistir. Além disso conviver com a responsabilidade e muitas vezes a cobrança excessiva de treinadores, torcedores, familiares e de si próprio, assombram constantemente o emocional de um campeão. É preciso muito equilíbrio emocional para suportar uma grande conquista. 

 Assim, superando as pedras existentes na caminhada, é que os campeões sabem valorizar, e muito, as suas conquistas, pois só eles sabem o que tiveram que passar para chegar aonde chegaram. Mas sem dúvidas, se perguntar para qualquer um atleta vencedor e campeão se valeu a pena passar por tudo que passaram, a resposta será unanime: faria tudo novamente. 

Finalizamos com um trecho de uma música interpretada pelo grupo Cidade Negra, que resume a trajetória da carreira de uma atleta vencedor, versando: “...você não sabe o quanto eu caminhei, para chegar até aqui...”

 Ouso dizer que a caminhada é longa, mas a chegada, é a completa realização.

 Marcelo Haviaras

Instagram @marcelohaviaras

Siga no instagram @coletivo_indra

Terezinha Gutierrez Paratleta Brasileira