Coletivo Indra

View Original

Ruas e pratos vazios

Entre idas e vindas no ambiente frenético que é o espaço urbano, presenciamos diariamente situações desumanas e análogas à uma escravidão atualizada.

A mesma rua que liberta e dá oportunidade a trabalhadores ambulantes e autônomos, é também a rua que aprisiona os dependentes químicos. As ruas de São Paulo servem de palco para artistas urbanos, além de moradia para famílias sem teto.

Como artivistas, a atmosfera das ruas faz parte do nosso processo criativo, sendo assim, fica fácil imaginar a angústia de ver o vazio das ruas, o aumento de moradores sem teto, tendo que nos recolher por segurança sem bem saber o dia de amanhã.

Presenciamos a transformação da região central de São Paulo, também conhecida como Centro Sujo local, onde há muito tempo é marginalizado e hostilizado pelo grande número de imigrantes, moradores sem teto, homoafetivos e usuários de drogas que ali habitam. Uma exclusão projetada por um sistema higienista. Com a falência e o fechamento dos comércios, restou apenas a rua e seus moradores.

Não é mais palco nem pequena empresa de ninguém, é vazio e silêncio. Angústia e medo. A inspiração ficou na espera.

Em busca de ressignificar a energia que ali encontrávamos, ou falta dela, colocamos em prática o projeto “Nós por Nóis”. As vivências de cada um do coletivo foi determinante para a ideia de devolvermos às ruas o que de bom ela nos apresentou -  Arte com solidariedade.  

Nessa rede “Street Art” ou “Arte Urbana” onde encontramos  grafites, teatros e tantas outras modalidades que interagem diretamente com a população e seus indivíduos, sejam eles quem forem, nada mais justo que retribuir toda inspiração e liberdade.

Desta forma, tentamos aliviar a fome, o frio e a indiferença sofrida por cada irmão em situação de rua que encontramos durante nossas ações solidárias. Também nos alimentamos do que faz acontecer nosso artivismo, fazendo estratégias artísticas para amplificar os problemas de uma sociedade tão desigual.

“Nós por Nóis” é um coletivo de artistas. Um movimento solidário que se iniciou em 2020, para eternidade.


PS: No ano de 2020 o projeto Nós por Nóis distribuiu mais de 3 toneladas de alimento no centro de São Paulo, além de ações no natal e dia das crianças nas periferias. E todo este trabalho é levantado braço a braço, na rede de voluntários e doações. Não há patrocínio. Um projeto que está onde o estado se ausenta.

Imagens do instagram @nos.por.nois - VISITE E APOIE

João e Fernanda

Instagram @vismoart

Instagram @nos.por.nois

Siga no instagram @coletivo_indra