Coletivo Indra

View Original

Visibilidade?

Arquivo pessoal

Considero o dia da visibilidade trans um dia importante de lembrança. Mas inútil ao que se propõe. Afinal para se ter visibilidade, precisaríamos estar invisíveis, e nós estamos bem visíveis. Explico:


- Toda vez que uma mulher cisgênera impede a entrada de uma mulher trans no banheiro, para  pura e simplesmente fazer suas necessidades fisiológicas ela enxerga muito bem essa mulher trans.
- Toda vez que um homem trans é questionado sobre sua genitália, ele é bem visível aos olhos do ou da questionador(a).
-Toda vez que você nega emprego a uma pessoa trans, tu tornas bem visível o lugar delx: longe dali.
-Toda vez que você sexualiza um corpo trans você o torna bem visível aos seus desejos.
-Toda vez que você desmerece uma pessoa trans porque ela tem seu sustento do trabalho sexual, você deixa bem visível o que você pensa, e o lugar desta pessoa, a teu ver.
-Toda vez que você desmerece pais ou mães trans, ou que tem o desejo de sê-lo, você deixa visível que quer nos ver sozinhes e sem família.
-Toda vez que um corpo trans morre com requintes de violência e crueldade e tu não dás a mínima, tu nos torna bem visíveis a tudo que nos oprime e nos espera, a cova rasa e sem nome, ou com nome e gênero diferente do que, por respeito a nós, reivindicamos.
-Toda vez que você nos nega os pronomes de tratamento correto, tu torna bem visível a nossa existência e atesta o quão ela é errada e sem sentido.

VISÍVEIS NOS SOMOS. INVISÍVEIS VOCÊS JÁ NOS TORNARAM.


É preciso entender, que não se pode dizer que aquilo que tu sempre teve como direito, é privilégio quando é oferecido ou dado a nós pessoas trans. Nossa existência persistirá quer você queira quer não. Ainda que cortem nossas flores, folhas e galhos, sobreviveremos porque temos raízes.
Lembre-se que depois dos dia 29 vem o 30,/31/01/02...

Estamos bem cansadas de gente desconstruída, bora construir algo juntes?
Admita realmente que tem privilégios e não faça disso uma bandeira. Você não ajudar na causa trans só por admitir que tem privilégios, mas por se questionar o  porque nós trans não temos os mesmos direitos.

SER TRANS NÃO É MODISMO, É LUTA PARA PROVAR SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA.


E olha que a gente nem quer isso, a gente só quer ter problemas de todo mundo e não ter que ficar explicando gênero e sexualidade todo tempo.
Visibilidade para quem?
Ja se perguntou isso hoje?

(POR FAVOR ESSE TEXTO CONTÉM IRONIA  em algumas linhas, nas outras só verdades mesmo!!)

Valéria Barcellos

Instagram @valeriabarcellosoficial

Siga no instagram @coletivo_indra