O Esporte como instrumento de transformação social

marcelo haviaras.png

A prática do esporte pode se dar por diversos objetivos: a manutenção da boa saúde, lazer, diversão ou profissão. O esporte integra e desenvolve pessoas, gera oportunidades inimagináveis, proporciona experiências fantásticas e transforma a vida das pessoas, principalmente das que o praticam. 

Durante grande parte de minha vida, tive a oportunidade de vivenciar essa incrível experiência de participar dos bastidores e conviver no meio ambiente do esporte de alto rendimento, não como um atleta, mas como parte integrante de um grupo de pessoas que dava todo o suporte para que estes desempenhassem seu papel de atores do espetáculo desportivo. Foram pouco mais de uma década dedicada aos bastidores de um clube de futebol que durante os anos 2000 a 2012 disputou, em grande parte desse período, a Série A do Campeonato Brasileiro.  Foi um período, que me proporcionou conhecer milhares de pessoas, lugares, culturas, idiomas e histórias. Me fez sentir a tristeza das derrotas e a satisfação e alegria das vitórias, aprender a conviver com a decepção e com a realização. 

Nessa minha estreia por aqui, tenho o desafio de proporcionar aos leitores a reflexão sobre como a prática do esporte pode mudar vidas. Acredito que todos devem ter um exemplo, seja de uma pessoa que iniciou a prática do esporte por problemas de saúde e transformou sua vida, ou seja por uma pessoa que na infância era apaixonado por determinada modalidade e se transformou em um campeão, seja regional, estadual, nacional, olímpico ou mundial. É simplesmente fascinante. São histórias de superação de vida. 

Você já parou para pensar o que o esporte pode te proporcionar? Com certeza, ainda que de forma não profissional, suas primeiras conquistas serão novas amizades e momentos a serem desfrutados com amigos, e ainda, com benefícios a sua saúde. Isso é o mínimo que você ganhará.

Agora, se por um acaso você escolher do esporte a sua profissão, ai o leque se abre e você terá oportunidades fantásticas. 

É por intermédio do esporte que um garoto negro e pobre de uma comunidade carente se transforma em um grande jogador de futebol, ganhando títulos mundiais e conquistando cifras milionárias e sua independência financeira. Ou também, que um garoto ou garota com uma prancha de surf, em uma das cidades do nosso imenso litoral, faz do surf o seu ganha pão e também tem todas as oportunidades possíveis, mais uma vez transformando suas vidas. 

Ainda, o esporte pode proporcionar um jovem morador de uma capital, ilha do sul do Brasil, a praticar o tênis e fazer dele sua história de superação e conquistas tornando-se o número um em sua modalidade e vencedor de praticamente todos os torneios da sua categoria. É inimaginável. Pode também transformar a vida de um jovem do interior de um estado do nordeste, de família humilde em um medalhista olímpico de canoagem. Pode levar a beleza e a plasticidade, além dos sonhos, de ginastas ao pódio olímpico. 

Ou ainda, possibilidade de transformar pessoas que tenham alguma limitação física em atletas paraolímpicos, representando orgulhosamente nosso país, quebrando recordes pelo mundo afora e demonstrando que é possível ser um vencedor, mesmo que os obstáculos sejam maiores. 

São infinitas as histórias de superação, e quem sabe aos poucos vamos escrevendo sobre algumas, e assim, aguçando as pessoas a praticarem e investirem mais no desenvolvimento do esporte.  

Enfim, o esporte transforma vida de crianças, jovens e adultos, desenvolve o respeito e a disciplina, realiza sonhos, oportuniza experiências, trás conhecimento, riqueza, satisfação pessoal e nos brinda com muitos amigos.  

Não existe idade pra iniciarmos a prática do esporte, não existe limitação para a prática do esporte, as opções são infinitas, só precisamos começar!!! 

Marcelo Haviaras

Instagram @marcelohaviaras

Siga no instagram @coletivo_indra

marcelo 1.jpg

ADMINISTRADOR E ADVOGADO, COM ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E MARKETING NO ESPORTE E ESPECIALIZANDO EM DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO. NO ESPORTE FOI SUPERVISOR, COORDENADOR E DIRETOR DE FUTEBOL DO FIGUEIRENSE/SC ALÉM DE SUPERVISOR DO JUVENTUS/SC. ATUALMENTE É SÓCIO NO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA GUEDES E HAVIARAS ADVOGADOS, COM SEDE NA CAPITAL CATARINENSE E ATUANTE EM DIVERSAS ÁREAS DO DIREITO. 

COLUNISTA COLABORADOR DO COLETIVO INDRA