VOCÊ JÁ LEU AILTON KRENAK?

Ailton Krenak

Ailton Krenak

Ailton Krenak é o líder indígena mais conhecido do Brasil e um dos pensadores mais influentes da atualidade. Seus livros, escritos a partir de suas falas, conquistaram milhares de leitores e trazem títulos que sintetizam seu pensamento: “A Vida Não É Útil”, “Ideias Para Adiar o Fim do Mundo” e “O Amanhã Não Está à Venda”.  Krenak afirma:

“O homem não é a medida de nada, a não ser dele mesmo.” Contrariando o filósofo grego, Protágoras, que dizia que o homem é a medida de todas as coisas, Ailton alerta que o que entendemos por humanidade está na raiz da sobreposição das tragédias que vivemos.

Primeiro, com a ideia de que havia uma humanidade esclarecida (branca europeia) que poderia aniquilar uma outra humanidade obscurecida (negros e indígenas). Esse pensamento de superioridade legitimou as colonizações e segue legitimando o racismo e outras violências.

Depois, quando o divórcio entre o ser humano e a Terra provocou o afastamento do homem dos outros seres da natureza. Esse afastamento levou à despersonalização da montanha, dos animais e dos rios, por exemplo, retirando seus sentidos.

Assim permitimos que rios como o Rio Doce sejam assassinados com toda a fauna e flora que carregam. Que o Cerrado queime. Ou que as florestas que ainda restam sejam dilapidadas pela boiada patrocinada pelo atual governo federal.

De 1500 a 1980 houve um longo período de negação da presença dos povos indígenas na constituição da sociedade brasileira. A partir do final dos anos 1970 e início dos anos 1980, com a criação da União das Nações Indígenas e sua atuação na Assembleia Nacional Constituinte, se inaugura uma nova história, onde os indígenas se impõem com suas 305 etnias que constituem atualmente os povos indígenas brasileiros.

A luta dos povos indígenas para sobreviver nas terras em que seus antepassados nasceram é diária e repleta de violências. E pioraram ainda mais com a chegada do atual presidente, e tudo o que ele representa, ao poder.

Mas, felizmente, Krenak não é uma voz isolada. Há muitas lideranças indígenas nesse país nos apontando caminhos. Como o Cacique Raoni Kayapó, Davi Kopenawa, Sonia Guajajara, Jacir de Souza Macuxi,  Alessandra Korap Mundukuru, Daniel  Munduruku, Kâhu Pataxó, Célia Xakriabá, Joênia Wapichana, Beto Marubo, Fernanda Kaingang, Bruno Kaigang, Maial Kayapó, Fêtxawewe Tapuya Guajajara, Elisa Pankararu, Eliane Potiguara, Mapulo Kamaiurá, Valdelice Verón Guarani Kaiowá, Emerson Uyra, Telma Taurepang, entre muitos outros.

A pandemia de Covid-19 é apenas mais um alerta de que estamos no caminho errado. Um bom primeiro passo para adiar o fim do mundo é ouvir o que essas pessoas têm a nos dizer.

 Instagram @fariasre

Siga no instagram @coletivo_indra

AILTON KRENAK no CIÊNCIA & LETRAS:

https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/ailton-krenak-cel-0490

 

FARIAS 1.jpg

E, devido ao grande sucesso, VIZINHOS teve sua temporada prorrogada até dia 31 de julho. Não perca! Acesso gratuito pelo Sympla ou pelo YouTube da Companhia de Teatro Íntimo.