A pele preta é a mais linda do universo!

zozibini-tunzi-miss-universo-2019

zozibini-tunzi-miss-universo-2019

Dia 08 de dezembro, coincidentemente ou não, é dia de Oxum! O Orixá das águas doces! Orayeyeo!

E a mulher mais bonita do universo é uma linda Sul Africana!


Zozibini Tunzi da África do Sul foi coroada hoje Miss universo 2019. O discurso dela:

"As mulheres com a minha pele e meu cabelo não eram consideradas bonitas. De hoje em diante, quero que as crianças do meu país vejam seus rostos refletidos no meu".


Pra mim, uma mulher trans preta, os concursos de beleza sempre ficarão lá no imaginário.

Pra mim o grande prêmio ultimamente e há muitos anos tem sido lutar pela vida. Não estou exagerando. Nem me lamentando. Nem tampouco falando sobre mim, só de mim, mas de muitas.

Estou expondo uma verdade, que também é a minha. Mas não há como ficar inerte e não comemorar uma mulher linda e negra vencendo um concurso de hegemonia branca, que ao longo dos tempos e tradição destes concursos, presta tanto deserviços a estética negra e suas características.

A Africa do Sul é um país com sérios problemas étnicos. Mas qual país do mundo não é? Olhemos pro nosso próprio quintal e vejamos o que nos tem rondado.

Desmerecer a beleza do título (sim porque beleza física nenhuma delas deixou de possuir), é sim ser um pouco(?) racista. Não assisti o concurso, não ouvi as questões, há anos não vejo. Desisti de tentar me ver ali, quando tive a certeza que nunca me veria. Ângela Ponci me deixou feliz, mas Zozibini me alegrou muito mais.

A mulher da pele preta é a mulher mais linda do universo e vai incentivar outras mulheres da pele preta a se acharem assim. Tá, há muita padronização por ai. E muitas meninas que embora pretas não sejam nem um terço parecidas com elas podem se decepcionar. Mas ao menos, lá no fundo, terão a esperança de verem "seus rostos refletidos no dela".

Gratidão!

Valéria Barcellos

Instagram @valeriabarcellosoficial

Siga no instagram @coletivo_indra