Que o investimento no esporte seja sempre uma prioridade

Imagem internet

Imagem internet

Em meados de 2019, recebi o honroso convite e o desafio de escrever aqui no Blog*G, sobre um assunto tão especial que é o esporte. Desafio lançado com a responsabilidade detentar abordar temas que fugissem do cotidiano do futebol, esporte mais popular do país. A ideia era um enfoque diferente, não só informar os resultados esportivos e comentar os jogos dos finais de semana, mas sim um olhar mais crítico provocando a reflexão dos leitores. 

Durante esses seis meses, paralelo às minhas atividades profissionais, separei um tempo para pensar sobre temas relacionados ao esporte, com abordagens diferenciadas sobre um o assunto que transforma vidas e fascina aqueles que apreciam e o praticam. 

O ano de 2019 foi repleto de conquistas, só para se ter uma ideia da grandiosidade do esporte e sua infinitas competições, destacamos alguns dos campeonatos mais importantes em disputa esse ano: Copa América, Copa do Mundo Feminina de Futebol,  Copa do Mundo FIFA Sub-20 e Sub-17, Jogos Pan-Americanos,  Jogos Parapan-Americanos, Mundial de Basquete Masculino, Copa do Mundo Feminina e Masculina de Vôlei, Mundial de Judô, Mundial de Ginástica Rítmica, Mundial de Ginastica Artística, Mundial de Atletismo, Mundial Paraolímpico de Atletismo,  Mundial Feminino e Masculino de Handebol, dentre tantos outros. 

Os exemplos citados são de importantes competições internacionais, porém cabe destacar a quantidade de competições nacionais, regionais, estaduais e municipais, além das competições escolares e ainda nos bairros. Não importa a grandiosidade do evento, quem pratica o esporte está sempre em busca do objetivo maior, que é a chegada ao lugar mais alto do pódio, almejando uma performance cada vez melhor. 

Ao parar para pensar sobre a quantidade de competições no decorrer do ano e o envolvimento de pessoas em todos esses eventos esportivos, que nos damos conta da gigantesca dimensão que o esporte tem no desenvolvimento e crescimento das pessoas, da sociedade, e inclusive da economia, tão citada nas  nas pautas políticas. 

Tenho a certeza que o investimento maciço na prática da atividade esportiva de base, nas escolas, com a inclusão das crianças, estabelecendo um grande projeto nacional de longo prazo, nos daria um retorno social, de saúde, econômico e técnico extraordinário. Precisamos cobrar e exigir maiores investimentos no esporte e fazer dessa pauta uma prioridade. 

Só alcançaremos índices de desenvolvimento de países de primeiro mundo, quando o esporte for levado a sério em nosso país, com maiores investimentos e incentivos, públicos e privados, a longo prazo, independentemente de partido ou posição ideológica. 

Encerramos assim o ano de 2019, parabenizando a todos atletas, profissionais ou não profissionais, em cada categoria e campeonato que disputaram, com sua determinação, suor e superação, independente do grau de importância, que fazem do esporte um instrumento de transformação. 

Não vamos desistir da prática desportiva, pratique, participe, torça, incentive, prestigie, pois o esporte, se não for nosso meio de salvação, pode ser, pelo menos o caminho para uma sociedade mais feliz e saudável. Assim termino meu último texto do ano aqui no Blog*G e já anotando novos assuntos para conversarmos ano que vem! Aceito sugestões! 

Que 2020 seja um ano repleto de conquistas pelos nossos atletas Brasil e mundo afora. Um Feliz Natal e um próspero ano novo. 

Marcelo Haviaras

Instagram @marcelohaviaras 

Siga no instagram @coletivo_indra