A tal da resiliência

Tattoo Já

Tattoo Já

A resiliência é uma característica de seres humanos que são capazes de manter a serenidade diante das adversidades, com otimismo e autocontrole. Essa pessoa se mantém em equilíbrio em momentos como a morte de um ente querido, uma separação, período de solidão ou de grande abalo emocional.

O resiliente é alguém que já passou por diversas dificuldades, enfrentou várias batalhas e sempre se manteve de pé, de cabeça erguida. Ele é referência para outras que estão se queixando da vida ou desistindo na primeira dificuldade.

Além disso, ele é sempre citado como exemplo “viu? fulano passou por isso, por aquilo, e está com o sorriso no rosto”.

Todos exaltam essa pessoa e querem ser como ela. Talvez a fé ajude a manter o pensamento positivo diante da vida. Ter uma mente flexível e estar ciente da impermanência das coisas também faz parte desse processo. Ultimamente tornou-se bacana chamar de resiliente uma pessoa que cai e se levanta rapidamente na vida.

Mas quem é que cuida do resiliente? Quem cuida dos seus traumas?

O resiliente é alguém que também precisa de ajuda emocional. Aliás, ele não é um super herói ou imune a acontecimentos ruins. Muito pelo contrário. Geralmente essa pessoa passa por cima dos problemas para continuar, pois não tem outra escolha.

Eu mesma já fui chamada de resiliente após passar por períodos difíceis na vida e aparentar estar bem. Mas eu não tinha escolha a não ser catar os cacos e continuar.

Eu estava exausta e precisava de ajuda, mas não sabia a quem pedir.

Então, a decisão mais fácil foi colocar o sofrimento dentro de uma caixa, tirar uma lição positiva e esquecer que ele existe, ao invés de encará-lo de frente. E assim fui vista como alguém forte.

Após um tempo, fiquei me perguntando o quão sagaz foi essa atitude. Quantos traumas eu carreguei e acumulei até hoje.

O resiliente é alguém que sofre e que tira lições desse sofrimento. Mas ele também sente a dor. E essa dor deve ser sentida até a última gota, para que ela não ressurja depois.

Por isso, nunca acreditei nessa tal de resiliência sem apoio, sem o cuidado.

Nota final: Amigos, não se enganem. O resiliente é apenas uma pessoa cansada, prestes a surtar a qualquer momento.

 Liz Santana

Instagram @lizssantana

Siga no instagram @coletivo_indra