Quanto tempo o tempo tem?
2019, final de década, ao menos para mim, que adotei o tempo Kairos, e não o Chronos, para decretar fim de um ciclo.
Mas confesso que o calendário Gregoriano proporciona umas confusões mentais, pois é estranho afirmar que 1970 é o término da década de 60, que o século 20 tenha terminando em 2000 e que o século 21 tenha iniciado em 2001.
Vejam, todo ano, e exatamente nesta época, temos por tendência avaliarmos se as promessas, metas e/ou projeções, estabelecidas no início do ano, foram realizadas e/ou cumpridas.
De uma maneira geral, em meu caso, o saldo deste balanço, ano após ano, é NEGATIVO. O que me obriga a postergar para o próximo ano as promessas não cumpridas somadas aos novos desejos, renovando assim a esperança em tempos melhores. Segundo meus mentores leia-se esperança em tempos melhores igual a AUTO BOICOTE
Porém, em função dos acontecimentos do ano de 2019, me vi refletindo sobre uma década de vida. Por esta razão iniciei meu texto afirmando que 2019 é final de década e ciclo, ao menos para mim.
E você? Se for analisar sua trajetória pelo prisma de encerramento de década, pergunto:
A) onde estava e quem era em 2010?
B) Quais eram suas projeções, metas, promessas e plano de vida?
C) Quem lhe acompanhava ainda lhe acompanha?
D) E suas crenças, ainda se mantém?
E) Para onde foi a sua trajetória profissional?
F) Encontrou seu Ikigai? Vocação, Missão, Profissão e Paixão
G) Formou Família?
H) Teve filhxs?
Pois é, consigo visualizar alguns olhando para cima, outros olhando para o além, viajando nos acontecimentos destes últimos 10 anos.
E agora? Projetaremos 2020 e/ou até 2029?
Em meu caso, sei como entrarei em 2020. Em virtude dos confrontamentos da década analisada que se finda determinei que entrarei na década da paz, portanto sei onde quero chegar em 2029. Será que chegarei?
Feliz Ciclo Novo a todes.
Everton Asao
Instagram @everton_asao
Siga no instagram @coletivo_indra