Bem vindos ao novo normal !!
Bom esse mês estou com uma tarefa muito difícil, tratar a realidade através da Gastronomia. Escolhi esse título justamente pois tenho escutado muito sobre o novo normal, que é “anormal”. Percebi que com o desenvolvimento da pandemia, muitas realidades esquecidas ou deixadas de lado, vieram à tona.
Muitas delas ligadas ao coletivo, como os problemas com falta de saneamento básico, mascarado pelos números. Mais agravados em grandes cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo, onde as pessoas não tem nem água para beber ou lavar as mãos, quem dirá higienizar todos os seus legumes e vegetais. Nessa ora também vem à tona a preocupação daqueles que, muitas vezes, nem sabem o que vão comer. Pois, sempre fizeram a compra de seus alimentos do dia a dia baseado no ganho mínimo de um trabalho informal,
Preocupa também, aqueles que são roubados os seus auxílios básicos ou aqueles que nem sabem como garantir algum direito a alguma renda. Muitos acabam dependendo da ajuda de pessoas, ONGs e organizações, que se solidarizam e tentam fazer algo. Como exemplo, cito o Sefras, Gastronomia Periférica, Agencia Solano Trindade, Gastromotiva, Associações de Moradores, Nós por Nois, que nesse momento estão se reinventado para ajudar cada vez mais pessoas.
Fora tudo isso, há as questões das classes sociais que emergem de forma mais acentuada. Vivemos em um "eu centrismo" muito doido, onde muitas vezes não enxergamos o que está do nosso lado, mas que agora, é impossível não se observar o aumento de pessoas em condição de rua, pessoas que perdem suas casas, ou pessoas que não conseguem mais pagar seus alugueis.
A Gastronomia Social vem atuando fortemente na amenização da fome, e muitas igrejas e muitos projetos vem se reorganizando e adaptando para conseguir amenizar o efeito do caos, levando refeições dignas, cestas básicas e kits higiene. Tudo para atender aqueles, onde o omisso governo não chega e nunca chegou.
Hoje eu paro para pensar, como tudo isso é normal?
Estamos vivendo uma anormalidade, que revela que nossa estrutura mais básica como escolas, atendimento médico acesso a moradia e alimentação nunca existiu para todos, já vivemos fora da normalidade faz tempo!
Você já comeu hoje? Muitos não comeram ainda. Você acha isso normal?
Embora acreditemos que dias melhores virão é muito importante que esses dias melhores venham para todos.
Diego Santos
Instagram @diegosantosbrasil