O valor de uma amizade

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Quando recebi o convite Coletivo Indra, para escrever um tema livre para o blog fiquei imaginando e agora? 

Procurando músicas no Youtube para colocar no meu pendrive eis que surge a música do Milton Nascimento “Canção da América". 

E me perguntei por que não? - Escrever sobre o valor da amizade.

Confesso que me emocionei muito escrevendo e lembrando dos meus amigos.

E a frase: "qualquer dia amigo eu volto a te encontrar”, mexeu muito comigo.

No corre-corre diário estamos cada vez mais nos afastando dos nossos amigos. Com o advento das redes sociais, está se perdendo cada vez mais aquela coisa do abraço, do toque, o sorriso sincero e verdadeiro, o olho no olho, as loucuras e aventuras das baladas e viagens.

Tenho saudades dos meus amigos de infância, que com o passar dos anos e por causa de certas situações que acontecem em nossas vidas, sejam elas por mudança de cidade ou pais, aqueles que partem de maneira inesperada e se tornaram anjos, nos observando lá do céu.

Mas nessa minha trajetória de vida louca que vivo, tive a chance de fazer novas amizades sinceras. Pessoas que me fazem bem, que não gostam de encontros virtuais através de vídeos chamadas ou conversas de aplicativos, que preferem o corpo a corpo e olhar no fundo dos seus olhos e perguntar se está tudo bem, te puxar as orelhas e te dar conselhos, sem te julgar e criticar e te ajudar a seguir no caminho certo. 

Tenho amigos virtuais, mas são poucos, por causa da distância e moram em outras estados. Nos falamos quase que diariamente e procuramos nos encontrar pelo menos uma vez ao ano para se abraçar e matar as saudades.

Depois que eu e meus amigos mais próximos, perdemos um dos nossos de maneira inesperada, fazemos questão de nos encontrar sempre, jogar conversa fora, rir, chorar, azucrinar um ao outro e viajar juntos principalmente. 

Não tenho uma legião de amigos, mas os poucos que tenho foram aqueles que me enxergaram e me puxaram para cima a alguns anos atrás. São pessoas que posso ligar de madrugada e pedir socorro que sei que elas estarão lá por mim, da mesma maneira que eu estarei para eles.

Então vamos ligar para aquele amigo que você não vê a algum tempo e marcar um encontro? Abraçar, relembrar as alegrias e as aventuras, trocar figurinhas, varar a madrugada jogados em qualquer lugar, ver o pôr do sol na praia, no campo? Até mesmo na cidade procurando entre as nuvens em um dia de céu azul as formas divertidas que nos imaginamos quando olhamos elas em formato de elefante, anjo, coração, deitar numa relva e ver as estrelas despontar nos céus e procurar as três marias.  Ou se sentar em um dia chuvoso tomando aquele chá quente debatendo sobre assuntos atuais. E lembrando que o verdadeiro amigo não precisa estar 24 horas ao seu lado e sim e aquele que quando você grita socorro, ele está ali não importando a hora do dia.

Vamos resgatar os laços de amizade e não ser somente colegas, nesse mundo que está precisando de mais amor e empatia.

Vou encerrar com um mini - texto que encontrei na internet que achei perfeito.

A diferença entre amigo e colega... 


O colega geralmente só interage com você no ambiente de trabalho, na escola ou na faculdade. O amigo lhe procura a qualquer momento. Colegas muitas das vezes lembram-se de você apenas nos momentos que lhe aprazem, nos momentos em que necessitam de sua valiosa mão para auxílio. Amigos, independentemente do lugar e da ocasião, irão lhe telefonar para saber como você está, ou convidar para sair. Colegas são pessoas com as quais você não pode depositar grandes expectativas, nem porções generosas de confiança; apenas interage-se com eles de maneira cordial e sem maiores laços sentimentais. Com os amigos, você agir com total lealdade, confiança e certeza de que esse tratamento gerará atitudes recíprocas. E a maior diferença de todas: muito mais do que colega, o amigo é um irmão conquistado para toda vida!

Lázaro de Souza Gomes

E por fim agradecer ao convite do Coletivo Indra

Acácia Neves

Instagram @acacianeves_1

Siga no instagram @coletivo_indra

acacia.jpg

ACÁCIA NEVES

49 ANOS, PAULISTANA, COZINHEIRA E ESCRITORA NAS HORAS VAGAS.

E LEITORA ASSÍDUA DO COLETIVO INDRA

INSTAGRAM @ACACIANEVES_1