Vaidades e compras de ilusões
Vaidade das vaidades, sempre a vaidade!
Conhece a frase: Quer conhecer uma pessoa, dê o poder para ela?
Hoje vivemos em uma posição instável, de país, de cidadania, de direitos, de relações humanas. Onde o que determinar sua posição, onde você se encontra é o seu estereótipo, quem vê de fora não lhe enxerga. Nos relacionamos com até logo ou seja bem-vindo, as pessoas estão cada vez mais intolerantes e descartáveis, o interesse pelo humano atrás do rótulo perdeu o sentido.
Eu te amo tornou-se uma frase com várias definições, com vida útil de até 24h.
O que colocamos a frente de nossas decisões? A frente das nossas relações?
A nossa vaidade? Nosso ego? Nossa salvação?
A vaidade vai corrompendo a realidade alimentada pela venda das grandes ilusões. Em tempos de árduas lutas pela diversidade, negros, mulheres precisamos discernir o que são reais movimentos aguerridos por aqueles que tem lugares de fala, ou a conduções e condições de uma sociedade que quer de novo manipular estes movimentos e nos encaixar onde lhes é interessante.
Hoje, nas telas dos cinema ou nas telenovelas estamos nos identificando cada vez mais com os vilões, vibrando e entendo sua maldade. Aceitando de bom grado um lugar lindo chamado Wakanda, criada por um homem branco, um lugar onde só os negros vivem, um lugar com tudo que é necessário para que os negros não estejam em vosso meio.
Porém, quando algo acontece, eles são convocados para salvar universo dos brancos: as pilhas de roupas sujas, papéis de favelados, culpa de bandidos, de empregadas domesticas e de motoristas para preencher um espaço vazio que o homem branco não quer assumir.
É preciso se desfazer da vaidade para não aceitar que criem um mundo só nosso e para nós, é preciso de apropriar, é preciso resistir e lutar para que tenhamos o respeito no mundo que é de todos. Que nossa vaidade não nos cegue, a ponto de enxergar uma jaula criada para nós e aceitá-la como um "mundo mais consciente”. E muitos de nós sem uma casa para morar comprando essas ilusões.
Roberto Valleck
Instagram @estudiovallecktatoo
Siga no instagram @coletivo_indra