Presenteie com Amor e Compaixão!

Num lugar longínquo, um olhar de criança, curioso, fixo naquele saco de presente.

O que será que tem dentro?

Todo o amor que vem dentro do seu coração de criança! Coração puro, meu amorzinho, está aí representado num simples presente que chegou muitas vezes de muito longe, fruto da doação de muitas pessoas, que se compadecem com o significado do Natal. Este simples gesto, enche o coração das crianças em longínquos lugares do planeta, traz a esperança de dias felizes, que Jesus nos deu lá atrás quando nasceu.

NATAL É SÍMBOLO DE NASCIMENTO E RENASCIMENTO. 

O Natal das crianças seria simples se não houvesse o exagero dos pais, a ansiedade de dar presente, neste fluxo de consumismo e excessos!

Criança é por essência um ser humano feliz. ‘Criança tem olhos, ossos e brincam.’ Criança tem um outro olhar para a vida.

A melhor educação é quando a criança brinca livremente com outras crianças e desenvolvem suas brincadeiras, suas regras e seus brinquedos inventados. O aprender e criar no mundo está no brincar. E um brinquedo é muito representativo para criança, tanto os "prontos” quanto os inventados. Brincadeira de pular elástico, soltar pipa, brincar de casinha. Não precisam variar demais com excessos de brinquedos. A  brincadeira é um repertório semelhante que une os seres. Brinquedos podem ser construídos em casa com sucata, estimulando a criatividade, a criação e contação de histórias, habilidades manuais e conexão com os pais. E qualquer brinquedo desencadeia o sorriso nos lábios, olhar vivo e coração feliz. 

Criança precisa crescer, desejando. Então ela elabora seu desejo de natal. Pergunto a muitas crianças o que querem de Natal e eles respondem coisas tão pequenas e fáceis de se conseguir, mas ganham muito mais do que precisam. Na época do Natal, o consumismo se torna algo muito perigoso. A mídia aproveita essa época,  para incentivar a comprar. Muitas crianças que assistem programas infantis, fazem lista de presentes e se frustram quando não recebem. Ou quando recebem abandonam seus excessos de brinquedos meses depois, empoeirados nas gavetas.

E é justamente nesta época que vemos as grandes diferenças entre as famílias. Muitos, não tem sequer o que comer e outras esbanjam coisas supérfluas. É preciso repensar a quantidade de objetos de consumo que oferecemos as nossas crianças e os estímulos. As crianças ficam fragilizadas no seu próprio EU.  O Natal é época importante para os pais ensinarem a seus filhos os prejuízos que envolvem o consumo exagerado. Esta sociedade do mundo adulto consumista e dos excessos, rapta as crianças para um universo adulto, que depois se tornam um adulto consumista e ás vezes infeliz e sempre insatisfeito com o que tem.

Então a doação e preocupação com o próximo deve ser estimulada, desde cedo e o natal é uma ótima oportunidade para isso.

Ajudar a preparar sacolinhas para as crianças carentes e levar presencialmente às estas crianças. No começo, talvez não entenda porque vai ter que dar um presente a outra criança, mas com o tempo criará um hábito e acabará entendendo e ajudando a escolher e a acolher.

A CRIANÇA QUE APRENDE VALORES TORNA-SE MULTIPLICADORA POTENCIAL PARA UM MUNDO CADA VEZ MELHOR.

Natal é amor, minha criança. Todos os dias quando recebemos esse carinho e quando damos, há um pouco de Natal acontecendo. O maior presente que ganhamos no Natal é o amor. Ele não se compra, nem é achado em qualquer lugar. Ele se conquista e muitas vezes nem sabemos de onde veio. 

Que tenha sempre um adulto a seu lado para lhe dar o melhor presente do mundo, que é o AMOR, que lhe trará segurança e felicidade. 

Feliz Natal! Uma linda noite para todos com muito amor!

Hayde Haviaras

Instagram @hayde.haviaras

Siga no instagram @coletivo_indra