Ecogastronomia, você sabe o que é?

diego 1.jpeg

Vamos falar de ecogastronomia!!!

A gastronomia vem crescendo muito e com isso nós somos bombardeados com novos nomes, inovações e nomenclaturas: gastronomia molecular, confort food, cozinha funcional, culinária natural, fast food e slow food dentre outros. E hoje eu venho apresentar mais uma nomenclatura que talvez alguns não conheçam. Ecogastronomia, você sabe o que é?

Gosto muito de falar sobre a ecogastronomia, porque ela se enquadra na gastronomia social e faz a ligação da comida com a natureza, nos fazendo refletir que cada escolha nossa gera um impacto direto ou indireto no planeta e por consequência na sociedade.

O termo gastronomia vem de estômago, bem assertivo pois tudo que comemos passa por lá não é mesmo (grego antigo “gastros”, que quer dizer estômago e “nomia” que quer dizer conhecimento)! Mas temos nas definições mais atuais, significam são a reunião de conhecimentos relativos a arte culinária, a preparação de refeições, gosto por apreciar refeições finas e requintadas e a comida tradicional de uma determinada região.

Já a ecologia, que deriva da palavra "Ökologie", junção dos termos gregos "oikos", que significa casa, e "logos", que quer dizer “estudos", é a ciência que estuda as relações dos seres vivos com o meio ambiente, orgânico ou inorgânico. E misturar os conceitos ecologia com gastronomia pode parecer loucura ou estranho, porque sempre pensamos nos pratos, ingredientes e nas fotos. Mas o equilíbrio ambiental é um ecossistema saudável que por consequência pode nos proporcionar uma alimentação mais saudável.

Nossas escolhas alimentares não refletem apenas na nossa nutrição, mas também refletem no meio ambiente, na economia, na política e cultura. Comer é um ato político! E a ecogastronomia aplicada nos faz reconhecer que nossos pratos tem conexões com o nosso planeta, nos leva a pensar que, o que comemos impacta no nosso “habitat” e geram reflexos imediatos ou futuros, mesmo que não o vejamos. Um exemplo prático é o lixo que produzimos! Ele vai para um lixão onde não o vemos impactar, porém a soma dos lixos de todos em algum momento nos afeta direta ou indiretamente. Numa época de chuvas e enchentes eles criam diversos transtornos pelas cidades.

Tudo isso também se reflete na agricultura! As escolhas de hoje no cultivo vão refletir a qualidade do solo no futuro, resta entendermos qual é a vantagem de produzirmos através de mono cultura, desgastando o solo ou se aplicamos uma rotação de cultura mantendo a fertilidade do terreno. Ou se plantamos orgânico ou se usaremos produtos químicos. Parece loucura mais em tudo isso está envolvido no nosso prato!

Diego Santos

Instagram @diegosantosbrasil

Siga no instagram @coletivo_indra