Você raspa o prato?

Banana

Banana

Sempre ouvimos falar da fome!

Pode ser uma realidade distante da sua, ou quase história de uma realidade paralela.

Você já passou fome?

Você sabe que muitas pessoas ainda passam fome?

A solução para resolver a fome é produzir mais comida, será?

Entra década e sai década e a fome no mundo é um assunto recorrente porém, parece sempre distante. A fome na África, no Haiti é sempre uma coisa longe da gente, entretanto ela está bem perto e simplesmente não a vemos.

Não vemos a fome perto de nós como não enxergamos, ou não percebemos a quantidade de comida que jogamos fora. Aquele restinho de arroz do prato, o feijão que esquecemos na geladeira, sem falar naquela geleia que está a meses aberta e deixada de canto, quando nos damos conta até mofou e não sabíamos. Quando não passamos fome, não nos importamos com os "restinhos".

Alimentos recolhidos do lixo do Ceagesp

Alimentos recolhidos do lixo do Ceagesp

O desperdício pode ser evitado de várias maneiras: consumo consciente, compras para alimentação mais constantes evitando exageros, porcionar cozimento para a quantidade certa de pessoas evitando sobras. Mas gerenciamento sem desperdícios na nossa casa é apenas a ponta do iceberg, o ciclo de desperdício é imenso: alimentos são descartados desde a colheita, depois no transporte, nos estabelecimentos que vendem alimentos, na nossa compra, os alimentos que não são vendido ou já vencidos, e por fim na nossa casa.

Em todas as etapas muita comida se perde, muita comida vai para o lixo diariamente, um dos problema é o sistema que foi criado para o alimento chegar até o consumidor final. Mas como mudar esse sistema se tudo hoje em dia é baseado no lucro e no giro de capital?

Essa não é uma resposta simples ou de fácil aplicação, chega ser quase uma utopia! Só sei que nada acontecerá se não tomarmos consciência de nossos próprios desperdícios e não começarmos a mudar nosso hábitos.

Diego Santos

Instagram @diegosantosbrasil

Siga no instagram @coletivo_indra