Receitas: seguir ou seguir?
Confeiteiros de plantão que me perdoem, ás vezes não gosto de usar receitas prefiro improvisar!
Normalmente seguir a receita à risca é primordial para dar certo, mas algumas vezes, seguir a receita à risca nos leva ao erro, e isso acontece quando falta aquele “segredinho” oculto ou omitido na receita.
USAR OU NÃO USAR A RECEITA EIS A QUESTÃO?
Não quero dar uma resposta, mas sim aumentar as perguntas, pois quanto mais conhecemos os ingredientes e como eles funcionam aprendemos como improvisar e melhorar receitas. Mas por outro lado, as mudanças nas receitas podem estragar tudo!
Pão de Banana
Na prática quando fazemos pães não usamos toda a água da receita, deixamos para acrescentar depois caso necessário, pois a umidade da farinha pode variar. E isso é melhor que fazer a massa com toda água e se ficar muito úmida colocar mais farinha, acaba deixando o pão mais seco e pesado. Quando a maionese “desanda” é mais fácil fazer uma nova. No caso da maionese de leite, ela precisa de mais que o dobro de gordura. E falando em maioneses, me lembro do sabor da maionese que usa apenas azeite de oliva extra virgem orgânico, eu não gosto, acho que o sabor fica muito pesado e amargo, prefiro fazer com óleo de girassol e talvez um fio de azeite.
NA COZINHA NÃO SE TRATA APENAS DO INGREDIENTE "CERTO", MAS SIM, DE COZINHAR COM INGREDIENTES DIFERENTES E TROCAR ITENS NA RECEITA, ESSA É A MÁGICA! EXPERIÊNCIAS!
A experimentação nos leva a entender que os ingredientes “certos” podem ser variados, assim como outros que achamos possíveis podem acabar dando errado. A cozinha é feita de experimentação! Mas é frequente definirmos um ingrediente específico para receitas específicas, ou apenas os classificamos como ideal para doce ou salgado.
Mas nada melhor que a surpresa de um tomate cereja banhado no chocolate meio amargo, você já experimentou? Ou um pão de casca de banana com queijo de cabra e uvas marinadas no aceto balsâmico? Quem sabe vinagrete com talos, usar cascas de frutas em bolos!
O mais divertido na cozinha é usar ingredientes diferentes, descobrir sabores e misturas. Quando você faz isso acaba conhecendo mais os ingredientes e aumenta suas possibilidades de improviso. O engraçado é que muitos ingredientes brasileiros como o guaraná e o açaí, que lá fora viram super food cotados a ouro, aqui são desconhecidos ou desvalorizados e até mesmo trocados por outros vindo de fora. Por que não usar o cumaru no lugar da vanila? Ou pirarucu no lugar de salmão? Por que não ter mais cores no arroz com feijão usando arroz vermelho e preto?
A gastronomia é feita de erros e acertos! Um cozinheiro não pode ter medo de errar, provar e conhecer sabores novos, nem temer novas experiências ou buscar sabores tentando combinações estranhas. O cozinheiro é um alquimista! Que através da sua comida ele pode mudar as pessoas a sua volta e tudo depende das suas escolhas.
Diego Santos
Instagram @diegossantosbrasil
Siga no instagram @coletivo_indra