O nosso sistema de saúde tem por objetivo o diagnóstico oportuno e tratamento adequados dos casos, bem como na redução da incidência e letalidade das doenças.
Leia maisO que fazer para assegurar o nosso direito à saúde?
Leia maisNossa sociedade é muito dissociada das nossas raízes, não nos consideramos um povo miscigenado, e essa dissociação é muito perigosa porque segrega a nossa luta em lutas individuais.
Leia maisTodavia (e infelizmente), quando falamos de programas assistenciais, o entendimento da população pode ser observado de maneira polarizada. Parte da população entende a necessidade e outra parte critica.
Leia maisQuantas vezes cometemos uma infração, sabendo que é uma infração, e não nos sentimos mal? E quantas vezes repetimos a mesma infração já que não fomos descobertos nas vezes anteriores?
Leia maisPor que há animais que usam lacinho, sapatinho e roupinhas? Porque por mais que estabeleçamos uma relação emocional com estes animais, a função deles no nosso núcleo familiar é especificamente definida: a proteção da família. Será?
Leia maisFaço então uma pergunta: quantas vezes você foi atendido por uma travesti em um restaurante, em uma loja ou em um consultório médico? As travestis, ainda hoje, são excluídas socialmente do cotidiano das cidades, tendo aparições mais frequentes no período noturno, quando muitas vezes são desejadas e remuneradas.
Leia maisEntão, a minha provocação é para refletirmos se, mesmo havendo aparentes semelhanças entre algumas comunidades indígenas e não indígenas, podemos realmente usar essas semelhanças em detrimento das diferenças? No meu ponto de vista, desconsiderar as diferenças violaria o princípio da equidade, tão estimado pelo nosso Sistema Único de Saúde.
Leia maisMas, você já parou para pensar o que você faz e o que poderia fazer pela saúde do coletivo? Da comunidade? “Ahhh, mas isso é uma responsabilidade do Estado!” Sim, de fato é…mas…
Leia mais